Compartilhe:

Share

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Stradivarius, no olho do furacão

Os violinistas preferem instrumentos modernos, uma pesquisa desafia seu prestígio

O mito do Stradivarius pode entrar em colapso. É evidente que entre um violino recém-feito que custa no máximo US $ 3.000, e um Stradivarius que se pagam cifras astronômicas (o último atingiu 12 milhões de euros), qualquer violinista estaria certo do que escolher. Muito tem sido dito e escrito sobre o segredo sempre mágico e lindo som de violinos criado pelo renomado mestre luthier Antonio Stradivari (Cremona, Itália, 1644-1737) ou Giuseppe Guarneri (Cremona, 1698-1744). Porém os muitos estudos que têm sido feitos na madeira ou pintura, só serviram para desenvolver várias teorias sobre a extraordinária qualidade do seu som, sem nunca revelar seu segredo.

Agora, um estudo recente conduzido pela pesquisadora francesa e flautista Claudia Fritz, da Universidade de Paris, chegou a uma conclusão surpreendente depois de dois anos de experimentos: Não é verdade que um violino Stradivarius é melhor do que um moderno, pelo menos do ponto de vista da qualidade do som. "O contraste entre o velho e o novo neste campo, simplesmente não faz sentido", afirma com os dados na mão Claudia Fritz, negando as certezas dogmáticas.

"Os preços loucos"

O experimento foi realizado assim por Claudia Fritz. Em 2010, durante uma competição internacional em Indianápolis, o pesquisador francês e seus colegas pediram a 21 músicos para tocar seis violinos diferentes, três de produção moderna e três antigos, dois criado por Antonio Stradivari em 1700 e um por Guarneri em 1740. O valor de mercado dos três violinos antigos era de 10 milhões de dólares, enquanto o preço de três moderno era cerca de US $ 10.000. Os 21 violinistas utilizaram óculos especiais que os impedia de ver o tipo de som que tocavam. Além disso, cada violino tinha sido perfumado para que o artista não pudesse identificar sua idade sentindo o cheiro. Após o teste, cada violinista deu um voto: O mais alto foi para instrumentos modernos, e o menor de todos os votos foram para um Stradivarius. "Nossos resultados são um desafio à visão dominante", escreveu Claudia Fritz. "Os violinos antigos são instrumento esteticamente bonito", reconhece o pesquisador francês, "porém tem um preço louco que não depende da qualidade de seu som."

Polêmica

A experiência de Fritz recebeu a aprovação de uma prestigiosa revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", que o publicou. Concorda pelo menos em parte com o estudo Kai-Thomas Roth, secretário da British Violin Making Association: "Há o elemento do mito da reputação de violinos antigos."

Da Itália, o berço da maior violinista de todos os tempos, Niccolo Paganini, a pesquisa discorda de Fritz. Salvatore Accardo, um dos maiores violinistas do mundo, considera que tem que julgar o som quem o ouve e não quem o toca. "Quando eu provo um violino, levo um colega sempre. Para um violino fazer um bom som, deve ter pelo menos 70 anos. Já toquei milhares de instrumentos, nada soa melhor do que os produzidos por Stradivari e Guarneri. "

Se quiser ler o original em Espanhol vá para o site da ABC.

E você o que acha disso?? Concorda com a pesquisadora ou crê que realmente eles são os melhores?

Um comentário:

Camila disse...

Acho q o meu velhinho toca bem, mesmo não sendo um stradivarius...Então pensando bem, não vou comprar aquele stradivarius que eu pretendia...hauahuah

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...