Compartilhe:

Share

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O desafio de deixar o Windows de lado, Linux Ubuntu 11.10 - Parte II

Pois bem, após dois dias usando o Linux Ubuntu 11.10 e vamos as considerações do que já passei neste desafio de deixar de lado o Windows. Mais abaixo coloco os links que me auxiliaram nas tarefas.

Após a instalação estava com problema de lentidão na internet, o Firefox demorava uma eternidade para carregar qualquer página e não estava parecendo que seria problema em meu computador ou na internet, então com alguma ajuda de blogs e fóruns descobri que deveria desabilitar o IPV6, porém meu modo root não estava habilitado e após efetuar este bloqueio consegui dar tchau pro IPV6, porém não resolveu, mais algumas fuçadas e achei que o problema era no DNS que vinha por padrão, alterei isso também e voilá Firefox rodando tal qual uma bala.

Um detalhe que estava me incomodando era por algumas vezes o travamento ou lentidão do sistema, então lendo algumas coisas descobri sobre a tal Unity3D e resolver "abaixar" a versão e voltar para a Unity2D. Funcionou muito bem.

Como estou acostumado com o Chrome instalei o Chromium e este também está muito esperto para acessar a internet. Estou usando ele como browser padrão.

Passei algum tempo as voltas com os tais apt-get para instalar algumas particularidades no sistema e pela Central de Programa do Ubuntu instalei alguns softwares, como o aMsn. Este instalado descobri outro problema, ou bug do Ubuntu, algumas janela após 'minimizadas' somem, e quando abertas abrem uma nova instância, então eu só via os contatos do MSN entrando mas não tinha como ver minha lista ou sair do programa. Lá fui eu atrás de mais algumas linhas de comando para resolver. No momento que escrevo estou testando para ver se funcionou... e está ok, está ali do lado o programa em execução.

Deixei durante a noite fazendo atualizações que estavam disponíveis, já que estou com um problema de desligar o computador, ele não desliga.... pois é mais um 'bug' do Ubuntu que estou tentando resolver. Este ainda não testei para ver se resolveu corretamente.

Outra dificuldade que enfrentei foi acessar o Banco do Brasil, as tais bibliotecas Java não estavam devidamente em seu lugar, acessando o site Linux Fácil descobri qual pacote deveria instalar.

Mais uma coisa que ainda está me incomodando é minha planilha de contas da casa, que ao abrir no BrOficce está sem os cálculos, mas isso ainda vou ter que ver como resolver. Talvez refazer toda planilha...

Por enquanto estou satisfeito, com ajuda do grande guru Google e uma boa dose de paciência estou aos poucos conseguindo resolver as pendências que poderiam me impedir de usar o Linux em meu desktop. E a minha esposa ainda não brigou por ter que usar ele, até achou mais "bonito" e "moderno" e claro, mais rápido.

Segue aqui os links que me ajudaram a resolver os problemas:
Espero que estes links ajudem a resolver possíveis problemas que por ventura alguém tiver.

Uma coisa que recomendo fortemente usar é a Central de Programas e se você tiver alguma dúvida de que programa instalar acesse esta Tabela de programas equivalentes para Linux e Windows ela é muito útil.

Em breve conto o que mais andei passando nesta mudança.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...