Compartilhe:

Share

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, ou ainda Papai Noel

Hoje é considerado o dia de São Nicolau ou o Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. 

Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da/dos mídia (português brasileiro) ou meios (português europeu) publicitária(os), como músicas, filmes e propagandas.

Seu endereço tradicional é na cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia, na Finlândia. As cartas enviadas para ele ficam expostas num parque temático.

Rovaniemi recebe 600 mil cartas para o Papai Noel por ano.

FIN-96930 é o CEP do Papai Noel.

17 séculos, é a idade aproximada do Papai Noel. Ou, pelo menos, do homem que inspirou a lenda: são Nicolau, que viveu no século 4 na atual Turquia.

Há 300 anos holandeses levaram o culto a são Nicolau (Sinter Klaas na língua deles) para os EUA. Daí o "Santa Claus" gringo.

2,5 bilhões é o número de casas que Papai Noel teria de visitar para presentear todas as famílias do mundo.

O bom, e esforçado, velhinho teria de percorrer 50 milhões de quilômetros

Quer mais?

http://super.abril.com.br/religiao/dingoubeus-625144.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...