Segundo a consultoria IDC a expectativa para o fim de 2011 é de que sejam vendidos 450 mil tablets para brasileiros e até o fim de 2012, 1 milhão de aparelhos, isso demonstra que o mercado para esta novidade tecnológica está se abrindo cada vez mais. Porém uma pergunta está no ar, isso é uma 'febre' ou realmente todas as pessoas devem optar por um tablet ao invés de um desketop, notebook ou netbook?
Alguns anos atrás os notebooks eram vistos como algo para executivos que necessitavam de mobilidade, com a queda nos preços houve uma proliferação nas vendas, o computador desktop quase foi 'morto' e então vieram os netbooks, pequenos, portáteis, porém sacrificando alguns aspectos de potência e usabilidade e 'mataram' novamente os desktops, e quase assassinaram os notes na mesma levada. A moda, porém, passou e as pessoas viram que net são diferentes de notes e hoje temos os tablets, portáteis, pequenos, ou nem tanto, com interfaces práticas mas que por vezes sacrificam novamente a usabilidade e a potência.
Novamente lá vamos nos, matando os desktops e os notebooks! Ontem, dia 21 de setembro, foi aprovada a MP dos Tablets que isenta do pagamento de PIS e Cofins os tablets produzidos no Brasil, e logo teremos uma enxurrada de aparelhinhos no mercado. E aqui chegamos então à questão, será que um tablet é para todos? Até mesmo pergunto, um notebook, é para todos?
Quantas pessoas compram um notebook e nunca tiraram ele de casa? Quantas irão comprar um tablet, e até pagando mais que um desktop, acreditando que ele será seu computador pessoal?
Francamente, um tablet tem mobilidade sim, acessa redes sociais, internet, e-mail, visualiza livros (brasileiro lê??), pode até editar planilhas e arquivos de texto, porém nem tudo isso são coisas tão práticas de se fazer e a falta de 3G de qualidade no Brasil impede que muitas dessas benesses sejam realizadas em 'campo aberto'. A frustração com o brinquedinho pode ser grande se a pessoa não analisar realmente qual será a utilidade do aparelho.
Não acredito que o usuário padrão de computador precise de um tablet, ele quer é um computador que caiba em seu orçamento e que possibilite ele entrar na era digital facilmente, e é isso que o governo deve possibilitar a ele.
E você leitor o que acha, febre ou utilidade para todos? Morte ao desktop/note já ou no futuro? Comente ai!
Agora, se você quer comprar um tablet veja essas ofertas:
Samsung Galaxy Tablet TAB 7" (na minha opinião, o melhor)
Tablet Motorola Xoom
iPad 2 Apple
Nenhum comentário:
Postar um comentário