Compartilhe:

Share

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Viral da Vivo - Eduardo e Mônica

Vivo faz clipe para "Eduardo e Mônica"
Operadora aproveita Dia dos Namorados para lançar filme de quatro minutos, feito pela O2, nos cinemas


Demorou 25 anos, e 15 desde a morte do cantor e compositor Renato Russo, líder do Legião Urbana, até que um dos seus maiores hits, "Eduardo e Mônica" fosse resgatado para o universo dos videoclipes. A Africa, agência da operadora Vivo, arquitetou, acordou com a família de Russo e a O2 filmou. O resultado é um vídeo de quatro minutos, que traz o casal-romântico que tinha tudo para dar errado e se transformou no símbolo do romantismo do rock brasileiro dos anos 80, na nova campanha institucional da operadora.
Diz a letra que "Eduardo e Mônica trocaram telefone e depois telefonaram". Nada mais pronto para um roteiro adaptado para os dias de hoje, quando o casal de protagonsitas se conhece, troca celular, manda mensagens, utiliza tablets, joga videogames, usa celular para tirar fotografia. Eduardo, que segundo a letra ainda estava "nas aulinhas de inglês", também utiliza na produção o serviço de mobile Kantoo, oferecido pela Vivo, para prática do idioma no tablet.
Tudo ao ritmo de videoclipe. Cris Duclos, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, conta que a ação dá continuidade à linha da empresa, em investir em branded content, a exemplo do que tinha feito em 2010 quando lançou um filme com o rei Pelé. O filme estreia nos cinemas na sexta-feira, 10, para aproveitar o fluxo de casais às salas de exibição no Dia dos Namorados, ficando durante uma semana. Ao mesmo tempo, estreia a partir desta quinta-feira, 8, nas redes sociais, na fan page da Vivo no Facebook, e no YouTube, entre outros canais. Também entrará nos principais portais. "O filme foi mesmo feito para a Internet. E com certeza será o mais caro do ano feito para a web", diz a executiva, sem no entanto precisar as cifras para o comparativo. Lembra ela que a assinatura da grife O2, sob a tutela de Fernando Meirelles, já responde por boa parte do investimento.
Sergio Gordilho, presidente da Africa, explica que a idéia era desde o início produzir um viral mesmo, já que não "não há como sustentar um comercial de quatro minutos na televisão", e não faria sentido cortar a canção. Ele conta que conversou com a mãe de Renato Russo, dona Carminha, que deu toda a aprovação para a obra, inclusive chancelando a escolha do casal-título e pedindo para seu nome figurar ao lado do marido, também Renato, nos letreiros do final, junto aos nomes de outros pares.
A Vivo ainda estuda como irá disponibilizar o clipe para seu clientes usuários de smartphones pela sua rede.
Questões de direitos autorais envolvendo execução de músicas como toques de celular e download no mercado brasileiro seguem um problema ainda sem solução. No caso das músicas do Legião Urbana, há ainda o componente extra da questão da divisão dos direitos entre os integrantes da banda e a família de Russo. A Africa conta que negociou diretamente com a família de Renato Russo.
De qualquer forma, para assistir ao clipe pelos dispositivos móveis, ainda será mais fácil acessar as redes sociais pela internet.


Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...