Você já deve ter ouvido falar da Luiza Rabello, aquela que estava no Canadá, que rendeu um trending topic no Twitter, uma multidão de compartilhamentos no Facebook e até aparições no Jornal Hoje e no Bom dia Brasil. Sinceramente não descarto a aparição dela em outros canais e programas ou até quem sabe futuros convites para ser atração de, após os 18, revistas masculinas. O fato é que hoje para algo cair nas graças do público é muito fácil, a velocidade com que as informações correm na internet é extrema e não há como controlar. A primeira exibição do vídeo de Luiza foi dia 11 de janeiro, os primeiros passos para sua “celebridade” foram no dia 12 e hoje dia 19 ela já se encontra no país.
A construtora que veiculou o anúncio onde seu pai relata que ela se encontrava no Canadá já vendeu, em 6 dias, 3 apartamentos que valem até R$ 1,2 milhão, algo que talvez nem eles esperavam. Foi uma jogada “mal feita” que rendeu bons frutos. A garota será chamada para realizar outras ações de marketing da construtora e provavelmente de outras marcas.
Porém não foi somente a construtora que aproveitou a febre da Luiza, diversas lojas de departamento como Walmart, Magazine Luiza, Ponto Frio entre outras realizaram promoções ou enviaram suas malas diretas com títulos relacionados à Luiza. A marca Gang criou uma camiseta com o tema e colocou em seu site para venda. Empresas de turismo alavancaram seus pacotes para o Canadá. Estes são alguns exemplos, mas nas redes sociais diversas citações ao caso por diversas marcas ocorreram.
O que isso pode ensinar aos gestores de mídias sociais e as marcas?
Primeira coisa, não existe controle na internet, uma vez solto no mundo, você não tem mais controle sobre o que criou ou falou. Segunda, timing, as marcas e empresas precisam pensar rápido e aproveitar o momento, surfar a onda enquanto ela está grande. Terceira, monitoramento, algo essencial nas mídias sociais, sem isso a marca ficará sabendo somente quando já virou marola, não conseguirá ofertar algo no instante que ocorrer. E este monitoramento só ocorre se você se fizer presente na rede, se houver alguém atuando ali naquele ambiente.
Primeira coisa, não existe controle na internet, uma vez solto no mundo, você não tem mais controle sobre o que criou ou falou. Segunda, timing, as marcas e empresas precisam pensar rápido e aproveitar o momento, surfar a onda enquanto ela está grande. Terceira, monitoramento, algo essencial nas mídias sociais, sem isso a marca ficará sabendo somente quando já virou marola, não conseguirá ofertar algo no instante que ocorrer. E este monitoramento só ocorre se você se fizer presente na rede, se houver alguém atuando ali naquele ambiente.
Agora que Luiza já está de volta ao país, resta esperar para ver o que será #hit nas próximas semanas.
E se você estava em Marte, ou no Canadá, e não viu o vídeo da Luiza, está ele aqui:
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