Compartilhe:

Share

domingo, 8 de janeiro de 2012

O desafio de deixar o Windows de lado, Linux Ubuntu 11.10 - Parte 1

Esta semana meu computador, um notebook Dell Inspiron resolveu encrencar, o HD entrou em parafuso e o Windows 7 que estava instalado foi pras cucuias. Para constar hoje é domingo, 08 de Janeiro de 2012.

Após diversas tentativas de recuperação falharem apelei para um pen drive com o Ubuntu, um Live Linux, para poder fazer backup dos dados no meu HD externo samsung de 350GB. Cópia efetuada, depois de algumas falhas, resolvi encarar um desafio, deixar o Windows de lado e formatar o pc com o Ubuntu para ver se consigo me adaptar.

Sou um usuário Windows a muitos anos, porém tenho curso de Linux Server pelo Senac, feito a alguns anos, e já administrei servidores Linux Fedora. Em outras oportunidades já tentei lidar com o Linux, Kurumim logo no seu início, outras versões como Conectiva... enfim não me considero um expert em Linux porém também não sou leigo total, consigo me virar razoavelmente bem com comandos em ssh.

Como havia baixado na sexta-feira a versão 11 do Ubuntu, procurei alguns tutoriais na Internet e fui lá particionar meu HD e instalar a versão 11.10. A instalação foi tranquila, depois de preencher os dados necessários deixei rodando durante a madrugada.

 Agora após algumas horas tenho minhas primeiras impressões sobre o sistema operacional.
  • Primeira coisa, as vezes ele trava, do nada, fica paradinho e não vai a lugar algum.
  • Alguns aplicativos são lentos para iniciar. Pode ser meu computador porém ele rodava tranquilamente o Windows 7.
  • O Firefox já travou três vezes!
  • A internet está extremamente lenta, e como isso é algo essencial para começar a pesquisar, ler e baixar aplicativos úteis estou aqui batalhando para resolver.

Agora é que começa a diferença entre Windows e Linux. Um usuário comum neste momento se veria apavorado, sua internet está lenta, e uma pesquisa no Google se revela cheia de comandos em textos, termos técnicos e ajustes feitos com modo root. O que fazer? Não tem uma janela onde clicar, nem eu mesmo estou rapidamente encontrando as configurações.

Apesar de no site http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/LinuxMigrando eles fazerem uma brincadeira com isso, não é tão simples assim editar arquivos e entrar no modo texto do Linux. Já achei quatro diferentes formas de desabilitar o IPV6 e não sei qual delas é a correta para fazer meu Firefox ficar mais rápido. Também já encontrei como deixar ele mais rápido desabilitando a Unity gráfica.

Vamos ver o que consigo fazer... Por hora agradeço ao site www.ubuntued.info que foi onde encontrei informações que me auxiliaram no processo de particionar meu HD.

Em breve volto para escrever a segunda parte e espero que mais contente do que estou agora. Esta semana meu eletrônicos resolvem se voltar contra mim, depois de meu computador agora meu Samsung Galaxy Tab está travado sem conseguir carregar a bateria...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...