Um artigo de David Armano prevê as tendências para mídias sociais em 2012, e faz um paralelo com as previsões do ano passado. Dentro das previsões do autor dou alguns pitacos. Let´s go.
Segundo o autor as mídias sociais continuam a avançar rumo à integração de negócios, uma pesquisa identificou que 57 por cento das empresas pesquisadas pretendem aumentar os gastos com a mídia social, enquanto 38 por cento dos CEOs colocaram as mídias sociais como uma alta prioridade. Ele previu isto e acertou.
Também coloca o fato de sua previsão, acertada, de que o Google iria atacar forte, com base na criação do Google Plus, a qual ele fala que foi uma iniciativa formidável, particularmente não concordo pois não vislumbrei nada nesta nova plataforma, mas ela ainda tem muito a crescer.
O autor relata também os serviços de localização, na qual o Facebook ainda não decolou muito, mas que recentemente comprou a Gowalla uma rede social de localização e que podem vir algo disso, fala também do Foursquare que tem sua parcela de nicho, apesar de que (nota minha) uma recente pesquisa indicou que poucas pessoas efetivamente o usam.
E então vamos as seis previsões para o ano de 2012. O que será que o Armano vai acertar?
Convergência - A vida real para as redes sociais e vice-versa, exemplo de ações da Coca-cola com RFID e da Domino´s Pizza com comentários que fizeram o "trans-media". Ele aposta que o 'social' vai ser mais real.
O Culto a influência - A busca por conteúdo será substituída pela busca de conteúdo que exerça influência, não considerando apenas celebridades, políticas e etc, mas sim todos que possam influenciar uma decisão. A aposta está em como isso será feito. Uma rede, a Klout, tem tentando converter em pontos a influência de cada pessoa sobre as outras, e como isso pode ser realmente aproveitado . Eu já estou por lá: http://klout.com/#/hercioneto
Gamification - Não é sobre videogames, mas sobre jogos e suas bonificações, que podem ser aplicados a outras áreas como saúdes, rh, gestão de negócios e políticas. Ele acredita que esta é uma área que pode evoluir. A Super Interessante deste mês traz uma matéria sobre o assunto, onde games interagem com a realidade, muito interessante de se ler.
Compartilhamento Social - Idéias, opiniões, mídia, atualizações de status são todos parte do que faz a mídia social uma força poderosa e muitas vezes perturbador. Cada vez mais teremos compartilhamentos, a mídia já entendeu isso e o próximo passo é o comércio entender, colocando o usuário para compartilhar produtos, informações e comentários acerca do que você quer comprar ou adquiriu.
Televisão Social - Já se assiste tv na frente da rede social, mas a tendência e podermos interagir com o que está passando, com o um programa Fator X que permite a votação por Twitter. Outra iniciativa disso é o Get Glue que permite fazer um "chek-in" ao assistir um programa e compartilhar através de selos os programas favoritos.
Economia Micro - Resolver problemas econômicos de forma micro, ou seja, diversas pessoas ajudando uma causa maior, antiga "a união faz a força" (ou açúcar), a rede Kickstarter faz isso, onde um projeto é patrocinado por diversos e o autor ganha uma parte. Outra ação interessante é da Air BnB que transforma caas em hotéis baratos.
Bom essas são algumas ideias que vieram a mento de David Armano, e você o que acha delas? Segundo ele, olhando para trás podemos ver algumas coisas... se qusier ler o original em inglês está aqui: http://blogs.hbr.org/cs/2011/12/six_social_media_trends_for_20.html
Deixe um comentário dizendo como você imagina as redes sociais em 2012.
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