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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Redes Sociais

Segundo o Ibope NetRatings mais de 80% dos internautas brasileiros têm perfis em rede sociais, sendo o país mais sociável do mundo com uma média de 365 amigos virtuais ao passo que a média mundial é de 195 pessoas por usuário. Em abril deste ano 22% do tempo gasto no mundo foi em redes sociais e 75% dos usuários visitaram blogs ou redes sociais.

As redes sociais mais importantes atualmente são as seguintes:

Orkut – com 26 milhões de usuários brasileiros (72% do total), sendo na maioria jovens e adolescentes de todas as classes sociais. Continua em crescimento.

Twitter – 9,8 milhões de brasileiros (27% do total, o serviço de troca de mensagens é composto por jovens de 18 a 24 anos, executivos, blogueiros, pessoas da área de comunicação e marketing. Está um pouco estagnada em usuários.

Youtube – 20 milhões (60% do total), o serviço de onde saem mais da metade dos vídeos vistos, acessos de jovens de 12 a 24 anos. Ainda cresce em ritmo acelerado.

Facebook – 9,6 milhões (26% do total) é a rede das classes sociais mais altas, com curso superior. Dobrou de tamanho no Brasil no último ano e é a maior rede social do mundo.

Flickr – 3,5 milhões (10% do total) é o álbum de fotos do Yahoo, o mais usado no mundo, amantes da fotografia e pessoas de classes sociais mais alta o acessam. Está em crescimento lento, pois tem foco restrito, apesar de ser um bom local para postagem de fotos bem produzidas.

Sonico – 2 milhões (5,5%), a rede social um pouco desconhecida, abriga as pessoas mais adultas e está um pouco estagnada.

Formspring – 4 milhões (11% do total) seu uso é unicamente para responder a perguntas, podendo elas ser anônimas ou não. Público ainda sendo definido entre 12 e 17 anos fuçando e 18 a 24 procurando humor. É a rede que mais cresce entre os adolescentes.

Apesar dos números em milhões não se pode esperar milhões de interações, vide o exemplo da Fiat no lançamento do Uno, quando ao disponibilizar no Formspring respostas ao novo modelo, conseguiu 7 mil interações, sendo que o esperado eram apenas 3 mil.

As redes sociais servem para firmar a marca, criar empatia e relacionamento com clientes e os não clientes. As palavras chaves dos adeptos devem ser comprometimento, responsabilidade e transparência. O objetivo final de vender não deve ser esse, e sim de conversar com o cliente.

Não a como manter o controle sobre tudo nas redes sociais, o conteúdo gerado pode espalhar sem controle. Por isso a mensagem deve sempre ser clara, sem margens para dupla interpretação e se ter muito cuidado com opiniões pessoais ‘fortes’. O recente caso da tag “Cala boca Galvão” no Twitter deu a dimensão do que pode acontecer com uma simples frase, tornando-se notícia nos principais jornais do país e do mundo. Outro caso foi com o gerente da Locaweb, demitido ao falar mal do time São Paulo, patrocinado pela Locaweb.

Entrar nas redes sociais depende de algumas questões que devem ser respondidas, como quem é seu cliente, o que ele gosta? O que você espera alcançar? Qual é o seu mercado?

Tendo isso em mãos fica mais fácil identificar a ação a ser tomada. Feito isso, entre de cabeça, não abandone a rede no meio do caminho ou deixe ela pela metade, tenha sempre o que falar e divulgar.

E claro, não adianta entrar em todas as redes sem manter um mínimo de bom visual e identificação com sua marca.

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